Já falamos aqui no blog sobre a dieta lowcarb e o que devemos evitar nesta dieta, mas muitos me perguntam o que devo comer ? Pode parecer óbvio, mas entendo bem que nada é óbvio quando falamos de mudar um paradigma nutricional (equivocado) tão disseminado em nossa sociedade. Entendo que quebrar uma rotina de alimentação como é a proposta do lowcarb (LCHF) não é algo fácil e eu mesmo lembro das inúmeras dúvidas que tive quando comecei a estudar o assunto e a mergulhar nos artigos científicos que não só embasavam a teoria desta dieta lowcarb como também a comprovavam através de experimentos com o maior grau de relevância científica. Se você sabe um pouco de inglês leia este artigo: 23 Studies on Low-Carb and Low-Fat Diets – Time to Retire The Fad.
A primeira coisa que precisamos abordar são os diferentes macronutrientes que temos à nossa disposição, são eles que permitem ao corpo gerar energia através de sua metabolização ! Abaixo faço uma brevíssima revisão de cada um deles !
Álcool: A questão do álcool é delicada mas é fato que ele é uma fonte de energia para o nosso corpo. Seus problemas são muitos, e vão desde ao fato de ser tóxico para o corpo forçando nossa fisiologia além dos parâmetros ditos naturais até os graves problemas sociais e comportamentais que seu uso pode acarretar.
No entanto não é possível descartar os benefícios de sua ingestão de forma leve, moderada e regular para aqueles que não tem contra-indicação. Leia: Um brinde à saúde !
Vale lembrar que Hipócrates, o pai da medicina já dizia há cerca mais de 2.500 anos atrás:
"O vinho é uma coisa maravilhosamente apropriada ao homem,
tanto na saúde como na doença,
se bebido com moderação e na medida exata,
conforme a constituição de cada indivíduo."
Hipócrates [460-367 a.C.]
O consumo moderado do vinho tem efeitos comprovados contra perda de memória, osteoporose e envelhecimento celular e se mostrou interessante do ponto de vista mental, sendo viável mesmo nos casos de diabetes e alguns tipos de depressão. Em algumas vilas no interior europeu são parte da dieta de crianças desde os 8 anos, mas como este macronutriente causa mais impacto negativo ao indivíduo e à sociedade que malefícios, vamos ficar por aqui mesmo.
Carboidratos (açúcares): Uma das principais fontes alimentares para a produção de energia em nosso corpo ! Além disso exercem inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. São encontrados principalmente nos alimentos de origem vegetal.
Ainda hoje acredita-se que por fornecer combustível para o cérebro uma ingestão insuficiente traria prejuízos ao sistema nervoso central, mas isto não é verdade porque nosso corpo pode produzir a glicose através de outros macronutrientes e ainda usar os corpos cetônicos na maioria das vias; os corpos cetônicos são o subproduto do metabolismo das gorduras.
Fato é que o excesso de açúcar é o responsável pelas doenças degenerativas modernas ! Se você puder ler o livro "A Dieta da Mente", duvido que você consiga argumentar contra tantas evidências ! Este livro selou a minha decisão de viver um novo estilo de vida no que diz respeito à alimentação e exercícios físicos; recomendo a todos; leitura obrigatória !
A glicose em excesso, que é um subproduto da metabolização dos açúcares (carboidratos), é prejudicial para o cérebro.
Então os carboidratos devem ser consumidos com muita moderação; eu particularmente gosto da abordagem do Mark Sisson (criador do primal blueprint) que resume tudo em um simples gráfico ! Leia o artigo em português !
Se você precisa perder peso, definitivamente este é um macronutriente que você deve evitar ! Como o excesso de açúcar é tóxico para o organismo, a insulina, um hormônio que age em DIVERSAS vias metabólicas começa a atuar com muita força para estocar este excesso de energia nos adipócitos, acarretando desvios no funcionamento normal do organismo.