quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Passos de bebê


Existe alguém mais determinado que um bebê ? Ele não pondera quanto as circunstâncias, não se intimida com a dificuldade, não arranja desculpas esfarrapadas, ele simplesmente É !!!

Baseado nisso, e em uma experiência no fim de semana, resolvi escrever sobre algo que chega a ser ridiculamente fácil, mas que nós, nesse mundo dos adultos simplesmente nos esquecemos.

A metodologia é simples e poderia ser fundamentada pelo lado psicológico, antropológico e social, mas continua sendo algo extremamente simples e funcional. É utilizada amplamente em grupos de apoio mas a maioria tende a ser preconceituoso e acha que isso não vale pra sua vida etc; como falei, coisa que só adulto tem !

Passos de bebê nada mais são do que resolver problemas conforme eles se apresentam, sem fantasiar, sem firulas, sem choro ou maiores desculpas. Na verdade é mais que isso...

Antes de mais nada quero te pedir que veja o vídeo abaixo; são apenas 6 minutos de duração: Nosso querido Bob


Chega a ser engraçado como algo tão simples PODE resolver tantas coisas não é mesmo ? Mas antes mesmo de resolver o problema (seja ele qual for), eu gostaria de te convidar a entender as questões abaixo, na seguinte ordem:

1o - Reconhecer que temos um problema
2o - Reconhecer que precisamos de ajuda
3o - Começar com pequenas coisas (passos de bebê)
4o - Focar só nestas pequenas coisas
5o - Avançar para o próximo passo (de bebê)

Eu particularmente percebi que comendo o que eu comia, caminhava para uma saúde degenerada, e os problemas logo apareceriam (conto mais em outros posts neste blog). [Passo 1]

Comecei a estudar e esclarecer minhas ideias, então recorri ao que existe de melhor (experimentos científicos de maior grau de evidência), e muito me ajudou o blog do Dr. Souto ! [Passo 2a]

Decidi obter mais informações, comprei o livro A Dieta da Mente e foquei em estudá-lo com o ar mais cético possível; dali em diante comecei a adotar posturas para uma vida saudável (ainda me lixando pra perda de peso) ! [Passo 2b]

Então tomei uma grande decisão, só comer comida de verdade; mas isto era um passo muito grande ! Dividi tudo que seria alterado em minha vida e fui conquistando passo a passo ! [Passo 3]

No início retirei TRIGO e AÇÚCAR de minha dieta; foi difícil mas no terceiro dia tive uma facilidade absurda e até hoje ataco pequenas coisinhas que estão me levando a uma vida saudável [Ciclo infinito dos passos 4 e 5].

Não sou psicólogo, antropólogo, historiador nem nada, mas sou sapiente, e se algo deu resultado para mim, acredito que compartilhar pode ser interessante para outro. Espero que você possa deixar de ser adulto arrogante e ser um pouco humilde e então encarar que podemos recorrer ao passos de um criança para vencer muitas coisas em nossa vida. Estou profundamente comprometido com a minha vida, quero aumentar sua qualidade, e pra isso utilizo passos de bebê !

Está confuso ? Não sabe por onde começar ? Quer uma dica para um bom passo de bebê ? Associe-se no FatSecret Brasil... não está convencido ? Então abaixo seguem alguns "aprendizados" que levantei dentro do grupo do FatSecret Braisl, ou apenas FSB.

Fiz a pergunta: "Quais os PASSOS DE BEBÊ que vocês APRENDERAM em sua jornada por uma vida com saúde ?". Seguem seus depoimentos:


Preta12: Aprendi mta coisa e tenho ainda mtas dúvidas mas acho q a primeira coisa q aprendi aki foi q n importa um alimento ser bxo em calorias se estas são calorias vazias. Passei a fazer trocas, num segundo momento passei a excluir determinados alimentos e hj n me importo mais com calorias, n as tenho contado. O melhor, to aprendendo a me alimentar em prol da saúde e por consequencia ganho uma leveza no corpo.

Enylaca: Aprendi que temos que nos conhecer, saber qual a melhor opção de dieta que combina mais com vc!!! Nem tudo que serve para vc serve para mim e vice e versa.

Sophia Prince: Aprendi que me divirto muito aqui, viciei e não vivo mais sem FSB!!! Sem vcs!!! Falando sério, como disse a Lurdes e a Eny, é tudo isso e mais um pouco e aprendemos diariamente, mudanças de hábitos, saúde sempre!!!

Dricdolphin: Eu aprendi que vou ter que passar fome para o resto da minha vida! kkkkk E q se eu não contar as calorias, eu jaco fortemente. Infelizmente, sem disciplina, não consigo emagrecer, pq ARROZ COM FEIJÃO É MEGA CALÓRICO!!! Descobri tb que vc tem que controlar as porções SEMPRE, mas que isso não é fácil... mas o que descobri de melhor mesmo foi o Jejum Intermitente - no dia não é tão fácil de fazer, mas se vc focar, consegue!

Carol Pezzato: Eu aprendi a comer comida de verdade, e aprendi tbm que temos os melhores amigos virtuais do mundo!!!!

QUEROVOLTARASERMAGRA: EU APRENDI QUE FOI O EXCESSO DE CARBOIDRATOS QUE ME DEIXOU ASSIM! AGORA É ATKINS NA VEIAAAA!!!

Fafaslim: Comecei a me interessar mais por nutrição em 2012...antes já sabia de algumas coisinhas, mas nunca pesquisei a fundo. Foi pesquisando que comecei a entender como a mídia é nociva a nossa saúde. Aprendi a analisar rótulos;a buscar alimentos de verdade; a entender que não é o whey protein, nem a caseína, nem termogênicos que faram milagres...mas sim o EQUILÍBRIO. Levar uma vida tranquila, praticar atividade física; curtir um vinho de preferência Shiraz...tudo é possível.

Ferreira.Mo: Eu aprendi que não adianta fazer regimes loucos em busca de um corpo que nos é passado como ideal pela mídia, revistas de beleza e etc. Aprendi que o corpo vai viver em eterno efeito sanfona se não "emagrecermos nossas mentes gordas", aprendi a me preocupar mais com a saúde e entendi que os quilinhos a mais vão embora dessa forma... Aprendi que uma frase que ouvi uma vez é a pura realidade "desculpas engordam", e elas engordam mesmo. Aprendi a comer de 3 em 3 horas e ví que sim, isso funciona! Aprendi a amar esse espaço aqui e a companhia de vocês.aprendi a aprender com vocês, e espero não esquecer isso nunca. Amo muito tudo isso!!!

LaraPG: E o que aprendi dessa vez que acho ter sido primordial em relação às minhas outras tentativas foi ter paciência, muuita paciência, controlar a ansiedade, não querer resultados pra ontem e não me frustrar se a diferença na balança não aparecer tão rápido quanto eu queria... meu novo lema é "de grama em grama a pança perde banha"!

Se você desejar, compartilhe nos comentários quais são os passos de bebê que você precisa cumprir para melhorar sua vida, principalmente sua saúde (que é o foco deste blog) !

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Post Roger!

    Adorei "Me ver" ali. :)

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa boa, todo mundo aprendendo junto! Apesar de não estar tão assídua no FSB, gosto de vir aqui e perceber que todos estão perseverantes!!! Feliz sexta pra vocês!!

    ResponderExcluir