sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Programa Insanity - Condicionamento físico


por Bruh Garcia (bruh.16.garcia@gmail.com)

Sempre tem aquela pessoa que foge de academias, ou por falta de dinheiro ou por não gostar mesmo, eu mesma detesto academias, prefiro algo mais aeróbico, animado e melhor ainda que não gaste nada.

Pois bem, vou apresentar para vocês o programa Insanity Workout, criado pelo personal trainer americano Shaun T., que é um conjunto de atividades físicas que você pode fazer em qualquer lugar, arraste a mesinha de centro da sua sala e bora ficar em forma.

O vídeos do programa Insanity apresentam exercícios que estimulam a força e resistência levando a pessoa ao seu próprio limite, utilizando apenas o peso corporal. São, em sua maioria, exercícios que já conhecemos, como flexões, agachamentos, abdominais, pliométricos e muitos outros que você vai aprender sem o uso de nenhum equipamento adicional. O Insanity alterna entre diferentes exercícios várias vezes dentro do mesmo vídeo, criando séries variadas, com diferentes intensidades, intercalando-as com tempos mínimos de descanso.

O programa possui 12 vídeos de duração entre 30~55 minutos (incluindo aquecimento e alongamentos pré e pós treino), , e os treinos são feitos 6 vezes por semana, sendo o sétimo dia de descanso total; em alguns dias é necessário que se façam duas aulas. O programa dura 60 dias, e possui um calendário com os vídeos que deve ser feito em cada dia. A cada 15 dias de exercício o praticante deve testar sua resistência com a aula Fit Test, onde irá avaliar seu desempenho anotando quantas vezes conseguiu repetir o exercício dentro de um minuto (para isso há uma planilha específica - logo abaixo).

E ao final dos 60 dias o que se deve fazer ??? Começar tudo de novo !!!

Segundo alguns sites é possível perder até 1000 calorias por aula, eu não duvido muito, pois apenas com a aquecimento eu já fico bufando e pingando suor.

O programa não é recomendado para pessoas com problemas de coluna ou nas articulações dos joelhos e tornozelos devido a alta intensidade dos exercícios e dos pulos. Shaun T. também recomenda que o praticante do insanity siga alguma dieta para potencializar a perda de peso no decorrer do programa (além de que não adianta nada pular feito louco na frente da tv e três minutos depois do fim da aula, comer como se estivesse amarrado).

Agora só não vai ficar magro, lindo e poderoso quem não quiser, pois não há mais desculpas. Abaixo estão as planilhas com as aulas e a do Fit Test. O vídeo pode ser conseguido na internet, se quiser mais informações envie um email.

Caso desejem ver alguns antes e depois do insanity, procurem no google, tem vários, não vou postar aqui, pois não sei quais são verdadeiros e quais não são.

Calendário com os vídeos do dia:

Planilha do Fit Test:


Minha experiência com o insanity

Comecei a praticar o Insanity dia 10/09/14, e na primeira semana senti muita dor muscular, principalmente nas coxas e panturrilhas, mas acho que isso deve-se ao fato de eu estar há 4 meses sem praticar praticamente nenhuma atividade física, fazia apenas uma caminhada esporádica e também por não ter feito os alongamentos muito corretamente, pois no inicio eu estava muito travada e estava me desequilibrando. O que eu fiz com as dores??? Para auxiliar no alivio das dores eu me alongava sozinha mesmo, e as vezes fazia até uma massagem com creme relaxante para melhorar. O que eu acho dos remédios para dores? Não funcionou patavinas nenhuma!!!

Hoje aprendi a me alongar certinho como o Shaun T. faz nos vídeos e, acreditem, não sinto mais dor nenhuma. Um aviso: cuidem bastante da postura ao fazer os exercícios, pois senti uma dor lombar esses dias e percebi que não ficava com a coluna ereta ao praticar, mas agora está tudo ok.

Nos primeiros dias eu quase não conseguia fazer os exercícios, pois não tinha fôlego algum e me cansava muito rápido, flexões então nem se fala não conseguia fazer nem duas e já desistia. Hoje após essas duas semanas eu já estou conseguindo fazer as aulas quase inteiras e já estou fazendo entre 8 e 10 flexões (o que é uma grande vitória, acreditem).

Eu gostei tanto de fazer as aulas que no dia de descanso dá até uma tristeza por não poder fazer os exercícios. O que me deixa mais feliz é olhar no espelho e ver que está tudo voltado para seu devido lugar, os músculos da perna e glúteos ficando mais firmes e as minhas calças e shorts começando a cair (tenho um short novinho que eu tinha que rebolar para entrar nele que agora já está caindo).

A unica coisa que eu adiciono no final de cada dia de treino é uma sessão de abdominais, pois eu sinto a necessidade disso, mas tem algumas aulas que já apresentam o trabalho dessa musculatura, então eu não faço.

Vou fazer um antes, durante e depois, aí eu adiciono as fotos a este post.

Nota do autor do blog: A ideia é a mesma do HIIT, aumentar o ritmo/frequência dos exercícios até a exaustão, e pode ser uma opção a mais na luta por uma vida com saúde; eu mesmo vou testar essa "insanidade" do Insanity !!!
Quanto à Bruh, ela é uma menina muito determinada ! Quando ela começou esse programa de condicionamento físico logo vi uma oportunidade para aqueles que querem conhecer novos métodos de se condicionar sem uso de academias, equipamentos caros etc. então a convidei para divulgar o plano aqui no blog.
A Bruh logo aceitou e horas depois enviou sua primeira proposta, menos de 48h depois o fruto já está aqui; espero que vocês curtam tanto quanto eu o post !
Bruh, deixo aqui meu agradecimento pela coragem em se expor assim e nos dar o privilégio de conhecer suas experiências pessoais !

Referências

Sobre a autora:
Bióloga por formação há 1 ano (Unicesumar), inspetora de qualidade mas em busca de um emprego na área de formação. Casada e sem filhos até o momento.

5 comentários:

  1. Ficou show pessoas lindas.... nossa cada dia amo mais vcs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruh, obrigada por compartilhar, adoro essa interação!! Preta12

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pessoas, vocês são demais!!!!
    Confesso que ainda não comecei a fazer o insanity, por causa das dores nas costas, mas assim que eu melhorar eu faço.

    ResponderExcluir
  4. So uma dica, acho que alguns fitness do xbox 360 kinect tem muito desses exercícios.

    ResponderExcluir