segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A origem !


Ainda hoje lembro de minha mãe falando que ovo fazia muito mal, que a gordura era nossa inimiga; lembro de quando meu pai teve uma complicação cardíaca, mesmo de pequena ordem e sem sequelas, o que o fez optar por largar seu querido futebol e outras atividades que tanto curtia. Mas alguma coisa não batia na minha cabeça, como em outras épocas as pessoas tinham saúde, e usavam em suas refeições coisas como banha, manteiga e nas mesas havia fartura de ovos e carnes, e tudo com muita gordura. Meu irmão tinha um amigo que viera do interior para o Rio de Janeiro e toda a sua infância fora recheada de ovos de codorna, em todas as refeições, a todo o tempo. Isso ficou na minha mente, mas lá no cantinho, quase esquecida; e durante muito tempo a mantive assim, no cantinho. A força das recomendações médicas e tudo o mais colocavam de forma muito clara que se você fosse uma pessoa obesa era porque você não tinha força de vontade, era preguiçosa e glutona; e sabe, eu discordava profundamente dessa conclusão minimalista.

Nascendo com 4,8Kg, sempre fui uma criança muito grande; e antes dos meus 18 anos (talvez 15, não lembro ao certo) atingi os 100Kg. Realmente nunca esquentei com a questão "não ser gordo" porque tinha valores maiores e etc, mas sempre ouvia, de todos: familiares, amigos e colegas; que tudo iria ficar tranquilo enquanto eu fosse novo. Mas aos 18 anos conheci o futebol americano, um esporte que me fez sair do sedentarismo para uma vida bem mais rica de atividades físicas e mesmo gordo, eu tinha uma saúde considerada até atípica pelos médicos que me examinavam.



O tempo passou e as minhas taxas sempre estiveram dentro do esperado, mas eu fazia muita atividade física. Ainda assim cheguei a pesar 149,5Kg (dizia para mim mesmo que se atingisse 150Kg a única opção seria a famosa cirurgia de redução do estômago, que todos os companheiros obesos do futebol realizaram). Em 2011 aumentei a atividade física e a direcionei para maior efeito no meu esporte. Me ajudou muito também o fato de ter encontrado como praticar Rugby, há cerca de 3 anos atrás. Em 3 meses de intenso treinamento cardio-aeróbico reduzi para cerca de 123Kg, e fiquei nisso desde então, por quase 3 anos.

Quanto à minha alimentação, sempre comi o que desejei e nunca pensei em fazer uma dieta (lembro de passar por uma do copo de água com meus pais na década de 80, mas eu era moleque e não tive muita escolha). Hoje com 40 anos posso dizer que faço uma dieta, a PRIMEIRA da minha vida ! Mas o motivo que escrevo aqui é para elucidar um pouco dos mecanismos que fazem dela não uma forma de perder peso (algo que ainda hoje não me importa tanto), mas como uma forma de termos saúde total ! Que pretensão a minha, a verdade é que não vou explicar nada, apenas sugerir referências para que você (leitor e amigo) possa descobrir, por si só, como atingir o melhor para a sua saúde !

Tudo começou no início do ano (2014) quando um colega meu do trabalho que teve problemas com alimentação me falou sobre o conceito paleolítico, de se comer apenas comida de verdade. Aquilo logo me trouxe aquelas questões que eu havia enterrado no fundo da minha mente ! A questão ficou interessante e então estudei a matéria por quase 30 dias. Li relatos, pesquisas e evidências (artigos científicos) para chegar à conclusão que a humanidade vem comendo de forma errônea há pelo menos 150 anos. Foi então que decidi começar a dieta lowcarb, também conhecida como LCHF, no final de Maio de 2014.

A proposta parecia extremamente insana do ponto de vista que todos temos sobre orientações médicas/nutricionais, mas logo me vi lendo os artigos que fundamentavam os relatos que conheci. Já tendo participado do meio acadêmico, bem sei o peso que uma evidência científica tem em relação a teorias e estudos que se limitam a observar comportamentos apenas sugerindo (não comprovando) mecanismos causais.

A minha intenção ao começar este blog não é mergulhar sobre suas bases nem dar uma de profissional da saúde ou ainda me tornar uma referência. A minha real intenção é apresentar o experimento que estou fazendo em minha vida. E compartilhar com aqueles que tem me "importunado" sobre o assunto (familiares, amigos, colegas e já alguns companheiros de lowcarb) todas as minhas descobertas e realizações !

Neste blog irei focar no que estou estudando (com links para os artigos científicos que embasaram a minha decisão pela lowcarb), os meus resultados e os meus experimentos. Hoje tenho 40 anos, faço lowcarb há menos de 3 meses e atualmente estou com 99,4Kg, sem fazer esforço na hora de comer, sem contar as famosas calorias, comendo sempre que sinto fome MAS vivendo sob a máxima de Cícero (orador romano): "É preciso comer para viver e não viver para comer".

Se você procura por uma boa escrita, este não será um bom lugar; se você procura por receitas mágicas sobre o que fazer, lamento te informar que este blog não te atenderá; MAS se você quer conhecer mais sobre como alcançar a saúde que nós humanos podemos ter controlando aquilo que NÃO DEVEMOS ingerir, então vem comigo porque esta é a minha proposta. Há muito se sabe que não existe uma dieta universal, mas muitos pesquisadores definiram, com extensa pesquisa, aquilo que não é saudável; e é nisso que iremos focar, não apenas no que fazer, mas principalmente no que NÃO FAZER !

8 comentários:

  1. Roger, parabéns pela iniciativa, tenho certeza que seu blog será de grande valia para mtos. Obg =)

    ResponderExcluir
  2. Sucesso pra vc e parabéns pelas conquistas!!

    ResponderExcluir
  3. Mais do que parabenizar.... É de fato usar essa ferramenta como testemunho de vida, sucesso na alimentação verdadeira, sem remedios, estribeiras... e afins que muitos fazem. Eu posso afirmar que numa conversa com um amigo ele me apresentou essa "Hábito Alimentar", sempre fomos de conversar, trocar informações, e depois de um certo tempo - Vi na vida dele, que também esta vivendo bem melhor, acredito que não é magica, e sim determinação. A 2 semanas estou fazendo da minha vida uma nova "vida". E como diante de outros blog's e grupos via facebook... Vi o quanto as pessoas estão saudáveis, estão bonitas e não tem efeito safona... Porque se você faz algo por si "de moda" logo se vai. Mas quando você determina que é seu padrão alimentar para vida... Bem é a vida até que se finda.

    Desde já estou seguindo o seu blog, que possamos trocar muitas boas ideias sobre a Lowcarb.

    A proposito tenho 29 anos, sempre tive vida ativa, mas nunca saí dos 90kgs... Estou sem ansiedade para chegar ao meu objetivo saudável como mulher... Porque não faço culto a magreza.. Mas de estar bem saudável.

    Até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho é este mesmo: estudar e comprovar que isso tudo não é só um modismo !
      Estamos juntos Eva !

      Excluir
  4. Parabéns Roger, gostei muito do seu artigo e vou verificar melhor, pois, preciso emagrecer 20 quilos.
    Abraços...

    ResponderExcluir