terça-feira, 19 de agosto de 2014

Contra fatos não há argumentos !



Quem nunca ouviu estas famosas frases ? "Quando você chegar aos quarenta tudo se arrebenta !", "Dor nas juntas ? Acostume-se !", "Basta você passar dos trinta que as complicações vão surgindo !", ou ainda a minha preferida "O seu sangue vai bagunçar todo quando você fizer 40 !".

Ouvindo um áudio alguém comentou o seguinte: "Peça fotos de seus familiares há 50 anos atrás e veja se você encontra a mesma proporção de pessoas obesas ou com sobrepeso de hoje em dia !". Ouvir isto me causou uma comoção; nem precisaríamos voltar muitas gerações para perceber que o que estamos vendo hoje não é compatível com o que nossos antepassados viveram.

Me causa espanto como nos acostumamos à degeneração, que parece ser irreversível, na famosa meia idade. Mas no início do século passado um homem começou a perceber que esta degeneração, a qual estamos tão acostumados hoje em dia, não era algo normal para a raça humana, e que isto sequer acontecia antigamente, nem no reino animal. Foi com esta percepção que um dentista começou a questionar o que causava tamanha degeneração; seu nome Weston Price ! E sua obra, "Nutritional and Physical Degeneration", ainda hoje é fortemente negligenciada pela sociedade moderna !

Alguns pontos que me chamaram a atenção após ler sua obra foram:
- Dificuldade que os pais tem para cuidar de apenas um ou dois filhos;
- Grande dependência de remédios pela sociedade ocidental;
- Falta de inovações na medicina quanto à cura de doenças crônicas; há mais de século a medicina tem se acomodado a cuidar dos sintomas. Alguns dizem inclusive que o último grande evento da medicina foi a descoberta dos antibióticos (pra se pensar não é mesmo ?);
- Apesar da maior expectativa de vida conseguidas com avanços na inoculação, sanitarização e profilaxia, a qualidade de vida deteriorou;



- Desde que grãos refinados foram inseridos na dieta humana houve um perceptível aumento na decadência moral do indivíduo (vale a pena ler este capítulo na obra original de Price);
- Sociedades mais isoladas da dieta ocidental e industrialização tem maior qualidade de vida, sanidade mental e também níveis maiores de alegria, otimismo, senso coletivo, moral e ética;
- Estas sociedades não apresentam doenças como câncer, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares nem doenças mentais como depressão, dificuldades cognitivas, demência, parkinson, alzheimer e outras;
- A saúde dental destas civilizações era perto da perfeição, mesmo sem escovas e cremes dentais;
- Todas estas civilizações não tinham contato com trigo, soja, açúcar e suas deitas eram fartas em gordura animal;
- Uma dieta industrializada é capaz de promover estas doenças mesmo nos indivíduos que estariam (mais) adaptados;
- O retorno à uma dieta não inflamatória é capaz de erradicar problemas nos sistemas imune, nervoso, digestório e reprodutivo.

O autor percebeu que estas sociedades que foram estudadas não tinham contato com alguns tipos de alimentos, são eles:
- Açúcar refinado;
- Farinha e seus derivados;
- Enlatados;
- Óleos vegetais (incluindo margarina).

O autor observa que nestas sociedades as pessoas tinham:
- menos peso (gordura);
- mais energia;
- menos complicações;
- maior saúde dental;
- melhor formação óssea.

A conclusão de sua obra é (em suma): Para que a humanidade sobreviva ela deve se alimentar melhor !

Como venho dizendo, o propósito deste blog é alertar para o que precisa ser conhecido, não dissertar sobre cada aspecto de cada conceito; meu propósito é o de chamar à atenção para a problemática que hoje vivemos no que tange saúde. Vivemos um período conturbado, e que já perdura há décadas, de degeneração física, mental e moral !

Recomendo que você leia o artigo do André Luiz Bianco: MODERNIDADE E DEGENERAÇÃO: A CRÍTICA DE WESTON PRICE. É muito difícil encontrar boas referências em português sobre a obra de Price.

Se você se interessar em se aprofundar mais sobre a obra de Price sugiro (pelo menos) a leitura da seguinte crítica (infelizmente somente em inglês):
The Neglected Nutritional Research of Dr. Weston Price.

Se você desejar, procure pelas referências abaixo e tire suas próprias conclusões. Leia, pesquise, questione e só então você poderá entender o que está em jogo, a saúde total de toda a raça humana !

Eu não sei em que pé estão teus exames de sangue, se você sofre de alguma doença crônica ou se você quer apenas perder peso e a questão da saúde é secundária.
E se for possível viver uma vida isenta de doenças crônicas, degenerativas e limitantes ? Eu já decidi o que tenho que fazer, e espero que os fatos que estes estudos revelam te impulsionem a tomar uma DECISÃO !

Referências:
Nutrition and Physical Degeneration
The Neglected Nutritional Research of Dr. Weston Price
Nutrition and Physical Degeneration - A book review by Steve Solomon

2 comentários:

  1. Primeira vez que eu leio alguém abordando o Weston A. Price em um blog brasileiro! Parabéns! Me impressiona que nem mesmo os dentista conheçam o trabalho dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os meus 2 dentistas não conheciam... mas pelo menos eles sabem de 2 coisas que eu descobri lendo artigos científicos:
      Cáries, placas e outras coisas só ocorrem em uma alimentação com açúcar e que o fio dental não serve para cuidar dos dentes, apenas o hálito !!!
      Acho que um deles até toparia fazer uma entrevista... vou ver.. \o/²

      Excluir