Por Leninha Cabral
Há algumas semanas surgiu uma discussão na comunidade do FS em torno do sal marinho, rosa e outros sais que existem por aí e custam os olhos da cara. Eu, como boa pão dura que sou, não poderia deixar de comentar sobre isso. Agora eu si perguntu: tem diferença entre esses sais e o sal refinado?
Nós da turminha low carb temos até medo da palavra “refinado”, porque tudo o que é refinado é industrializado e faz mal. Eu até entendo essa associação, mas não com o sal. Como se faz o sal refinado?
Está tudo explicadinho aqui em uma matéria do Mundo Estranho ! Super simples, mas vou resumir para vocês. Tiram a água do mar em um lugar onde ela é mais rica em sal, deixa evaporar, aí sobra o sal no fundo, separam os sais de cálcio e os outros sais mais “nobres” do cloreto de sódio, mandam o sal de sódio ser moído (transformação física e não química), adicionam uma quantidade mínima de sais de iodo, embalam e mandam para você comprar.
“Aha, Leninha! Eles tiram o cálcio que é um nutriente importante!”
Sim, cálcio é importante, mas para quem? Sério! Já viu a quantidade de cálcio que tem na comida dos low carbers? Você ACHA que precisa de mais? Já viu o que excesso de cálcio faz? Não né? Todos se preocupando com a deficiência de nutrientes e se esquecendo que o excesso é igualmente prejudicial. Não, amigos, se você é low carber, tem mais cálcio do que suficiente na sua dieta.
Aliás, cozinhar com sais de cálcio vai te causar deficiência em iodo (porque o nosso sal é iodado), já viu onde você consegue iodo? Olha esse link aqui ; achei pertinente e confiável também porque tem a fonte no final. Então, iodo você consegue em mariscos, peixes, leite, fígado, lagostas, ostras, sardinhas, moluscos. Pois bem, eu não moro no litoral, peixe, ostra, sardinha, moluscos e lagosta, fora de cogitação, fígado, nem sempre porque ele estraga fácil, só uma vez por semana, leite, nem todo mundo pode tomar.
Então qual a melhor fonte de iodo ?