Tradução por: Marianna Gomes
Um fenômeno chamado jejum intermitente é atualmente uma das tendências mundiais de saúde e fitness mais populares.
Trata-se de alternar ciclos de jejuando e comendo.
Muitos estudos mostram que isso pode causar a perda de peso, melhorar a saúde metabólica, proteger contra doenças e talvez ajudá-lo a viver mais tempo.
Este artigo explica o que é jejum intermitente, e por que você deve se preocupar.
O que é o jejum intermitente?
Jejum intermitente é um padrão alimentar onde você alternar entre períodos de comer e de jejum.
Ela não diz nada sobre quais alimentos comer, mas quando você deve comê-los.
Existem diversos métodos para fazer jejum intermitente, os quais podem dividir o dia ou a semana em períodos onde se alimentará e em períodos de jejum.
A maioria das pessoas já jejua no dia a dia enquanto dormem. Jejum intermitente pode ser tão simples como o alargar este período de jejum um pouco mais.
Você pode fazer isso pulando o café da manhã, comendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às oito da noite.
Desta forma, você está tecnicamente em jejum durante 16 horas todos os dias, e restringindo sua alimentação para uma janela de alimentação de 8 horas. Esta é a forma mais popular de jejum intermitente, conhecido como o método 16/8.
Apesar do que você pode pensar, jejum intermitente é realmente muito fácil de fazer. Muitas pessoas relatam sentir-se melhor e ter mais energia durante o jejum.
Fome geralmente não é o maior dos problemas, embora possa ser um problema no início, enquanto o seu corpo está se acostumando a não comer por longos períodos de tempo.
Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água , café , chá e outras bebidas não calóricas.
Algumas formas de jejum intermitente permitem que pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum.
Tomar suplementos geralmente é permitido durante o jejum desde que não tenha calorias.
Porque jejuar?
Na verdade os seres humanos fazem jejum há milhares de anos.
Às vezes isso foi feito por necessidade quando simplesmente não havia qualquer alimento disponível.
Em outros casos, feito por motivos religiosos. Várias religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo são adeptos de alguma forma de jejum.
Os seres humanos e outros animais também jejuam instintivamente quando estão doentes.
Claramente, não há nada "não natural" sobre o jejum, e os nossos corpos estão muito bem equipados para lidar com períodos prolongados sem se alimentar.
Todos os tipos de processos no corpo sofrem alguma alteração quando não nos alimentamos por algum tempo, a fim de permitir que os nossos corpos estejam preparados para suportar o período em jejum. Tem a ver com hormônios, genes e importantes processos de reparação celular.
Quando jejuamos, o açúcar e os níveis de insulina reduzem significativamente no sangue, bem como ocorre um aumento drástico no hormônio de crescimento humano.
O jejum intermitente é muito utilizado por pessoas que desejar perder peso, pois é uma maneira muito simples e eficaz para restringir calorias e queimar gordura .
Outros pessoas utilizam do jejum para se beneficiar das alterações metabólicas, as quais são capazes de melhorar vários fatores de risco e marcadores de saúde .
Há também algumas evidências de que o jejum intermitente pode ajudá-lo a viver mais tempo. Os estudos realizados em roedores mostram que pode estender o tempo de forma tão eficaz como a restrição calórica.
Algumas pesquisas também sugerem que o jejum pode ajudar a proteger contra doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer e outros .
Outras pessoas simplesmente gostam da conveniência de jejum intermitente.
É um eficaz "truque " que torna a sua vida mais simples, ao mesmo tempo melhorar a sua saúde. As poucas refeições que você precisa para planejar, mais simples será a sua vida.
Não ter que comer 3 vezes ou mais por dia (com a preparação e limpeza envolvidos) também poupa muito tempo.
Tipos de jejum intermitente
Jejum intermitente está na moda nos últimos anos, e vários tipos / métodos têm surgido.
Aqui estão alguns dos mais populares:
- 16/8 Método: Jejuar durante 16 horas por dia, por exemplo, comer apenas entre meio-dia e 20:00.
- Coma-Pare-Coma: Uma ou duas vezes por semana, não comer nada do jantar um dia, até o jantar no dia seguinte (um jejum de 24 horas).
- 5: 2 Dieta: Durante dois dias da semana, comer apenas cerca de 500-600 calorias.
Depois, há muitas outras variações.
Pessoalmente, sou um fã do método 16/8 (popularizado por Martin Berkhan de LeanGains), por observar que ele é o mais simples e mais fácil de manter.
Na verdade, eu praticamente me alimento naturalmente desta forma. Geralmente não tenho muita fome de manhã, e não me sinto compelido a comer até cerca de uma hora da tarde.
Assim, eu como a minha última refeição entre seis ou nove da noite, instintivamente jejuando por 16 a 19 horas todos os dias.
Trabalho de casa
Contanto que você se consumirá alimentos saudáveis, e intercalando períodos de alimentação e jejum, você terá alguns benefícios de saúde muito impressionantes.
É uma maneira eficaz para perder gordura e melhorar a saúde metabólica, além de simplificar a sua vida ao mesmo tempo.
Muito bom vou começar a fazer o 16/8 junto com o LowCarb e ver se elimino de vez esses 55kg que me perseguem, kkkk.
ResponderExcluirEste protocolo 16/8 é largamente utilizado, você se limita a se alimentar só durante uma janela de 8h; o resultado costuma ser melhor que restrição calórica porém lembre-se que os maiores benefícios do jejum intermitente vão além da perda de peso.
Excluir