Minha saúde e meu estilo de vida alimentar Low Carb / Páleo
Antes:
- Habitualmente utilizava antiácidos para combater gastrites frequentes, pastilhas, sal de frutas, leites...
- Para alívio de sintomas do fígado, e não podiam faltar, Xantinon e similares, até chá de boldo entre outros...
- Dores de cabeça frequentes, mais analgésicos.
- Tinha também dores generalizadas pelo corpo como distensões e cansaços generalizados, usava anti-inflamatórios.
- Uso frequente de laxantes para tentar regularizar os intestinos.
- Pressão sanguínea, era muito alta, pelo excesso de peso 92 Kg em média (em meados de dezembro 2014) e aos 64 anos de idade o que naturalmente contribui para este quadro.
- Desânimo além de a capacidade cognitiva estar abaixo do esperado.
Citei a cima, as clássicas, tem coisas que não lembro no momento.
Depois de cinco meses em “Estilo de Vida Alimentar Low Carb / Páleo" mudaram muitas coisas:
Não usei mais esse gênero medicamentos acima mencionados, exceto o de pressão, a mantenho sob controle por recomendação médica, mas as doses foram reduzidas.
Outro detalhe, meus exames de sangue melhoraram expressivamente. Os tenho, antes e atual, após quatro meses comendo proteínas e gorduras em quantidades apropriadas para minhas condições e atividades físicas atuais.
No meu cardápio atual figuram ovos, bacons, muita salada, queijos gordurosos, carnes preferencialmente com alguma gordura, aves, peixes e frutos do mar em geral, também sardinhas. Eliminei os carboidratos ao máximo, só os das saladas verdes, algumas castanhas, os chamados cabos líquidos. Tomo vinhos (secos), uísque, vodca (destilados com bastante moderação), mas abri mão dos licores, aperitivos, das cervejas, “eram ótimas”, refrigerantes...
Atualmente estou me sentido muito bem, não penso em nenhum momento voltar à alimentação antiga, mas não me comporto com radicalismo, por serem desnecessários.
No início a opção pela mudança alimentar parece ser difícil, mas em pouco tempo o novo hábito é assimilado.
Temos lembranças enraizadas em nossa mente dos alimentos consumidos de toda uma vida, em casa com familiares, restaurantes tentadores, isso demora a nos habituarmos com a nova ideia, mas diante da lógica é facilmente contornado e superado.
Os difíceis são alimentos "viciantes" como os açucares, as farinhas refinadas... Este gênero são os piores, aí que vi meu grau de dependência por "este tipo de droga", ainda quando vejo pães, bolos entre outros fico um pouco perturbado, mas não troco a conquista do conhecimento por um mero prazer. Levei anos para desencarnar o desejo pela nicotina, o resto é fácil!
Sou do ano 50, criado em meio à explosão das indústrias alimentícias, cigarros, a agricultura em plena atividade tecnológica, diga-se, da química sem controle, experimental, não fiscalizada... Não tínhamos Internet, restava-nos, na época os jornais e as emissoras de rádio e tevê, induzindo a toda sorte de publicidades inconsequentes, e ainda as praticam, por pura voracidade financeira. Para a obtenção de livros dependíamos dos grandes centros. Lamentavelmente não tínhamos Internet e a liberdade de escolher o conhecimento que nos interessa. A tecnologia de hoje era ficção no passado.
Bem, o que resta, na minha saúde são complicações de circulação, fui submetido a várias intervenções. Felizmente já estou ótimo, mas com as cicatrizes de um passado de comportamento passivo diante da dificuldade de acesso a informações confiáveis.
Entendo que vivemos num mundo em evolução, portanto nada é tão explicitamente condenável, faz parte da natureza humana, o que não mudamos significativamente é nossa natureza biológica.
Agradeço a todos empenhados voluntariamente na disseminação de uma consciência alimentar fundamentada cientificamente no que há de melhor para nossa e as futuras gerações.
Nota do canal
Wolfgang tem sido um grande participante na comunidade Fat Secret Brasil; e tem incitado muitas pessoas a conhecer este estilo de vida.
Atualmente ele tem trabalhado em um protocolo que envolve não só paleo e lowcarb mas também jejuns intermitentes. Em breve estaremos divulgando no canal os seus experimentos e resultados; aguardem !
Nenhum comentário:
Postar um comentário