domingo, 9 de agosto de 2015

Depoimento - Eliene Rodrigues - Sendo eu mesma com a dieta Paleo

Eliene Rodrigues
Menos 9 Kg de peso em 3 meses

  ANTES                                                                        DEPOIS
 

Gratidão e felicidades ! É o que sinto, depois que, motivada por um conjunto de buscas de novos sentidos que “alimentassem” minha vida, visto que, o que eu tinha carregado dentro de mim, ao longo da minha vida, não estava fazendo sentido, me integrando, me trazendo uma “saúde total”, um amor pela vida, por mim mesma. Eu sabia que o que eu desejava profundamente era viver esta nossa vida de forma plena, feliz, consciente e saldável. Não é fácil nos desfazermos de sentimentos limitantes, hábitos alimentares que adotamos sem saber quais as procedências estes alimentos que escolhemos para nossas vidas.

Tudo isso, um dia chegou a mim que algo precisava ser modificado, atravessado para que eu pudesse reconectar com a vida, comigo mesma, com o universo.

Partindo desses conjuntos de inquietações, é que hoje apresento pra vocês o que adotei como "caminhos de integração de uma nova qualidade de vida". HOJE, dia 10 de agosto fazem 90 dias que incorporei na minha rotina diária a dieta Paleo e os exercícios físicos diários como parte integrante das minhas necessidades corporais internas e externas.

Fui motivada inicialmente por um grupo no Zap “foco emagrecer” com pessoas de diversas partes o Brasil, movidos pelos mesmos desejos de alcançar uma qualidade de vida com um novo estilo de alimentação e consequentemente perda de peso. Neste grupo trocamos matérias de pesquisas e seguimos as dietas “Emagrecer de Vez” de Rodrigo Polesso, Low Carb e Paleo. Depois de me apropriar do que há de verdades cientificas sobre estas dietas, o passo seguinte foi incorporar em minha vida diária este “estilo alimentar”, portanto mais que fazer uma “dieta”, pois, pra mim, fazia sentido substituir açucares e os carboidratos refinados por fontes de energias alimentares naturais, provenientes dos próprios alimentos oferecidos unicamente pela natureza sem sofrerem nenhum processo de modificação produzido pela indústria alimentícia.

Porque não voltar a comer o que nossos ancestrais comiam e conseguiram viver sem serem contaminados por tantas doenças? Descobri que meu organismo poderia se adaptar, mesmo nestes tempos modernos, a este mesmo estilo alimentar dos nossos ancestrais.
Os passos seguintes depois de me apropriar de estudos e pesquisas científicas dentro destes novos conceitos e criar meu cardápio, sem medo do que iria consumir foi criar minha rotina alimentar consumidos 70% de gorduras boas proveniente dos próprios alimentos ou das gorduras de procedências como óleo de coco, manteiga, oleaginosas; 20% de proteínas diversas como carnes (quanto mais gorda melhor!), aves, peixes, ovos (18 por semana), frangos; e 10% de carboidratos provenientes dos legumes e vegetais. Deste modo, com estes macronutrientes nestas quantidades, crio minhas diversidades de cardápios, sem passar fome e sem receio de morrer de colesterol por consumir tanta gordura... E ainda faço meus jejuns intermitentes, quando sinto vontade.

O que consumo ultimamente em minhas refeições diária:

Manhã – Trocar trigos e carboidratos refinados por proteínas que nos fornece energia por muito mais tempo – Uma caneca de café “turbo” com creme de leite (ensinado por Rodrigo Polesso no youtube) e três ovos mexidos com bacon, ou frango ou crepioca com chia e queijo amarelo gorduroso... Adoro crepioca e me sacia amanhã inteira!

Almoço – Adoro churrasco! E porque não consumi-lo? Pura fonte de proteína e gorduras boas vindas das carnes, aves e peixes! É consumir outra fonte de energia que não provem dos carboidratos que viram açucares que se armazenam em nosso organismo. Incluo no churrasco diversidades de folhas em grandes quantidades com azeitonas, tomates e em pequenas quantidades alguns vegetais e legumes que procuro alternar o consumo na semana.

Troquei os sucos que consumia diariamente por uma agua com gás, gelo e limão para completar minha saciedade no almoço.

Hoje não sinto necessidade de lanche no período da tarde, mas quando sentia fome eu consumia kits de oleaginosas que eu mesma preparava (1 castanha do Pará, 3 castanhas de caju, 2 nozes, 2 avelã).

Jantar – Sopas de abobrinha com chuchu; Iogurte natural integral com 1 col. Coco desidratado,  castanhas ou morangos,1 col. de linhaça, adoçante(stevia único com consumo) ou pratos de proteínas diversas com saladas... Hoje consumo apenas um chá, às vezes com Pão Low carb que eu mesma faço (receita disponível em sites).

Existe uma diversidade de opções de receitas paleo/Low carb/Emagrecer de Vez disponíveis em sites que vocês podem acessar. O importante é a compreensão da necessidade de substituição de carboidratos como fonte de consumo por proteínas e gorduras provenientes dos próprios alimentos ou de fontes sadias complementares como óleo de coco, manteiga, banha de porco em substituição aos óleos processados, nata, queijos gordurosos, creme de leite. Acrescento na dieta paleo o consumo de alguns laticínios, principalmente os gordurosos.

E o que meu corpo ganha com tudo isso? Bem, o que vocês podem ver externamente é 9 kg a menos em 90 dias! Mas, o mais importante não chega aos olhos de vocês: a qualidade dos alimentos que ando consumindo e proporcionando para a saúde do meu organismo e me distanciando cada vez mais de produtos que provocam sintomas das doenças, dos produtos industrializados, refinados, açucares... Vale ressaltar que minas taxas de todos exames e sangue estão em perfeita normalidade nestes 90 dias.

Adotei também a este estilo de alimentação os exercícios diários como parte integrante de complemento para minha saúde, pois é através das atividades físicas que meu corpo também faz a queima das fontes de energias provenientes dos alimentos que consumo, fazendo com que meu corpo não armazene na forma de gorduras. Começo o dia sempre com minhas corridas de 5 km que priorizo nos seis dias da semana, mais alguns momentos que tiro de 3 a 5 vezes na semana para fazer alguns hiits em casa, que gosto muito, como tae-bo, Focus T25, Q48 e 3 vezes na semana à noite ainda faço treinos funcionais com um casal de personal ao ar livre na orla fluvial do Rio São Francisco. As atividades físicas são o meu olhar externo para o cuidado de meu corpo.

Espero que eu tenha conseguido despertar em cada um, uma de vocês o desejo de alcançar uma qualidade de vida, sendo feliz e tendo a coragem de assumir o leme da própria vida, quebrando paradigmas, porque temos o direito de viver com saúde nesta única vida que temos!

Abraços fraternos!

Eliene Rodrigues Silva - Juazeiro-BA

Pra saber mais sobre a dieta Paleo pesquisem na internet que tem muitos sites, blogs, canais, redes sociais com compromisso de divulgar as verdades sobre a nossa saúde alimentar.

Meus contatos para quem desejar:
Email: eli.rodrigues_@hotmail.com
instagram: ln_rodrigues
Facebook: ElieneRodriguesOficial

Um comentário:

  1. Eliene Angel!!! Fantástico seu depoimento. Vc é maravilhosa, mara vida. Continue assim tão positiva e saudável. Incrivelmente linda. Vamos que vamos. Beijos em seu coração com sabor de bacon hehhehe

    ResponderExcluir