Por Leninha Cabral
Há algumas semanas surgiu uma discussão na comunidade do FS em torno do sal marinho, rosa e outros sais que existem por aí e custam os olhos da cara. Eu, como boa pão dura que sou, não poderia deixar de comentar sobre isso. Agora eu si perguntu: tem diferença entre esses sais e o sal refinado?
Nós da turminha low carb temos até medo da palavra “refinado”, porque tudo o que é refinado é industrializado e faz mal. Eu até entendo essa associação, mas não com o sal. Como se faz o sal refinado?
Está tudo explicadinho aqui em uma matéria do Mundo Estranho ! Super simples, mas vou resumir para vocês. Tiram a água do mar em um lugar onde ela é mais rica em sal, deixa evaporar, aí sobra o sal no fundo, separam os sais de cálcio e os outros sais mais “nobres” do cloreto de sódio, mandam o sal de sódio ser moído (transformação física e não química), adicionam uma quantidade mínima de sais de iodo, embalam e mandam para você comprar.
“Aha, Leninha! Eles tiram o cálcio que é um nutriente importante!”
Sim, cálcio é importante, mas para quem? Sério! Já viu a quantidade de cálcio que tem na comida dos low carbers? Você ACHA que precisa de mais? Já viu o que excesso de cálcio faz? Não né? Todos se preocupando com a deficiência de nutrientes e se esquecendo que o excesso é igualmente prejudicial. Não, amigos, se você é low carber, tem mais cálcio do que suficiente na sua dieta.
Aliás, cozinhar com sais de cálcio vai te causar deficiência em iodo (porque o nosso sal é iodado), já viu onde você consegue iodo? Olha esse link aqui ; achei pertinente e confiável também porque tem a fonte no final. Então, iodo você consegue em mariscos, peixes, leite, fígado, lagostas, ostras, sardinhas, moluscos. Pois bem, eu não moro no litoral, peixe, ostra, sardinha, moluscos e lagosta, fora de cogitação, fígado, nem sempre porque ele estraga fácil, só uma vez por semana, leite, nem todo mundo pode tomar.
Então qual a melhor fonte de iodo ?
Sal de cozinha refinado, porque adicionaram nele; confira aqui.
Também pode causar deficiência em sódio que é MUITO importante para nós low carbers, visto que nossa pressão tende a ser baixa e o sódio é um importante regulador da pressão arterial.
“Leninha, mas porque tiram os sais de cálcio e como separam isso? Não enchem de aditivos?”
Eu te entendo, você faltou a essa aula de química também, ne? A palavra-chave é solubilidade. Os sais de cálcio são mais caros, usam como suplementação e até para correção do solo (pasmem!). Para separar, usam um processo chamado decantação. Para quem faltou a essa outra aula de química, decantação é quando a parte sólida se junta no fundo e você retira a parte líquida para outro recipiente, sobrando só o sólido no fundo. Os sais de cálcio são menos solúveis, por isso afundam primeiro (tem pouca água, os sais ficam superconcentrados e não conseguem permanecer dissolvidos) e levam outros sais menos solúveis juntos. Então a água superficial desse sal de cálcio é transferida para outro recipiente (não importa o tamanho, é recipiente) e fica lá até evaporar. Após muita água evaporada, temos no fundo os cristais de NaCl (coreto de sódio que é cloro + sódio – Cl- e Na+ em meio aquoso, caso entendam o que isso significa rsrs) acima de 70% (garantido, porque o mar é 70% cloreto de sódio) e mais alguns resíduos de outros sais porque sempre sobra, mesmo nos sais para análise cuja contaminação é mínima (quando a substância não é pura em química, chamamos de contaminada, entendeu? Contaminação em química é falta de pureza e não sinônimo de substância radiobioquimica perigosa...). Então o seu sal de cozinha é rico em NaCL (cloro e sódio), mas ainda tem um pouco de outros sais residuais. Para separar os sais residuais em laboratório custa uma fortuna e mais de dez mil litros de água para se isolar o máximo possível de apenas um litro de água do mar e ainda não da para isolar totalmente, sobrando 1% de resíduos contaminantes (outros sais que não sejam NaCl). Não tô brincando, já fizemos isso e é triste ser químico nessas horas pelo desperdício de água que vai pia abaixo... Não tem aditivos para separar os sais, o processo é físico, puramente evaporação de água.
“Tudo bem, Leninha, não usam aditivos, também não vou cozinhar com sal de cálcio, mas sal marinho e os outros sais da moda não são mais ricos em outros minerais?”
Isso seria como perguntar: como é feito o sal marinho? Então, eu pesquisei largamente na internet e em sites internacionais. Tudo o que eu achei de diferença foi em sites como "contra a nova ordem mundial” sites de “nutrição” não assinados por nutricionistas, blogs de pessoas não especialistas, etc. Então eu achei o endereço de um site no fim da página do link do Mundo Estranho (que acho mais confiável do que sites de não especialistas ou pessoas que acreditam em conspirações) e fui conferir, até achar essa matéria da Salt Institute que é cópia fiel dessa notícia veiculada na Fox.
Realmente ! Os sais minerais marinho, rosa e cia da moda contém mais nutrientes e mais minerais que a maioria porque os sais não são separados. Mas quanto seria isso? Gente, eu não sei, não achei nada a respeito, mas posso dar um chute? Uns 30% de diferença, porque 70% dos minerais do mar são sódio e cloro, pronto, acabou, pode olhar no tio Google que é tanta fonte te falando que o mar é feito de 70% de cloro+sódio que eu nem preciso colocar fontes aqui. Então você paga uns 20 contos a mais para ter 30% de sais diferentes na sua mesa quando essa tabela (repetindo) te mostra que você consegue todos os sais minerais em carnes, vegetais folhosos e castanhas, coisas que são OBRIGATÓRIAS numa dieta low carb.
Se esses sais farão alguma diferença na sua vida, eu não sei, mas que fazem no meu bolso, ahhhh isso fazem! Vou continuar com o refinado, o custo benefício dos outros sais não compensa. Além disso, até água da torneira, rica em cloro (embora eu tenha um filtro que tira o cloro) contém sais minerais e custa muito mais barato.
Se restam dúvidas, pergunte. Pode explorar, quase virei especialista em sal agora.
Então... ficou claro ? Se não envie-nos sua pergunta !!!
Desculpe tenho que discordar totalmente, embora Leninha vc no fat secret sempre nos da receitas maravilhosas e opiniões válidas, desta vez discordo, pois como vc disse pão dura, o valor que vai economizar no sal é muito pouco, pois usamos pouca quantidade de sal, e os benefícios de se utilizar um bom sal na alimentação natural não tem preço, ao menos sentimos isso no dia a dia eu e minha família! Utilizamos o sal rosa do himalaia e é de uma leveza incomparável! E lembre-se não existem somente low carbs no mundo, existem pessoas que como eu fizeram mudança de hábitos para uma vida saudável!
ResponderExcluirConcordo pleamente cntg Sophia, mas como está descrito no post, as "vantagens" presentes nestes sais diz respeito a 2 questões: quantidades ínfimas de outros sais e o valor nutritivo da alimentação lowcarb. Não existe qquer necessidade para "lowcarbs" de se preocupar com estes "sais a mais". Acho totalmente válida a sua posição no entanto uma dieta baseada em baixos carboidratos por si só (atestado por experimentos científicos) elimina as doenças crônicas, dentre elas ácido úrico alto (como bem sabe de minha história).
ExcluirEu discordo pelo simples fato de que sal é sal (assim como gordura saturada de coco e gordura saturada de porco é apenas gordura saturada). Mande um químico analisar os sais isoladamente, um por um, depois pergunta se ele consegue dizer a origem. Não, ele não vai conseguir, porque não há diferença! Carbonato de cálcio no sal do Himalaia é o mesmo da couve, do leite, da carne, do ovo... Cloreto de magnésio, sulfato de sódio, iodeto de potássio, nitrato de ferro... Idem! Pode mandar mais de 80 sais aí (dizem que o sal rosa do Himalaia tem mais de 80), que eu acho todos nos alimentos sem necessidade de "suplementação" por um sal mais caro. Qualquer sal da moda pode conter a tabela periódica inteira de minerais, vai ser o mesmo sal contido nos alimentos, extraídos pelas plantas do solo (que são incorporadas pelos animais quando comem) que é rico em minerais do mesmo jeito. Se você e sua família se sentem melhores comendo sal rosa do Himalaia, sem problemas, continuem. O que eu quero dizer é que, cientificamente, não há nenhuma diferença nesse sal. Provavelmente sua sensação de leveza e melhora na saúde provém de uma das duas coisas: efeito placebo ou energias positivas ancestrais das minas do Himalaia. Dizem que cristais absorvem energias (para um químico isso é verdade, mas de um jeito bem menos místico), sais são cristais em pequenos tamanhos, portanto, eles misticamente absorvem energias, retiram impurezas do seu organismo e, provavelmente curam doenças. Mas, me perdoe a sinceridade, não acredito em misticismo, é fato que a fé causa mudanças na saúde das pessoas que a tem, se você acredita no sal rosa do Himalaia, vai te fazer bem. Agora se o que te atrai é o sabor do sal, aí sim! Eu como química posso te dizer, já provei 5 sais no laboratório (sério, meti o dedo e enfiei na boca kkkkkkkkk) e o sabor, mesmo que sutilmente, é diferente!
ExcluirDesculpem, mais é praticamente o mesmo que dizer que azeite é tudo igual, sem levar várias condições! Não vou entrar no mérito da questão, nem vou ficar discutindo, cada um é livre para cuidar da saúde da maneira que acha que deve!
ResponderExcluirComo eu disse, nada contra você comer o sal, todos são livres para escolher o que comer, inclusive por qualquer motivo que seja, até pelo sabor ou porque é bonitinho (convenhamos, finalizar pratos com um sal desses é super chique e gourmet!), estou apenas derrubando mitos, dizendo que, cientificamente, não há nenhum benefício adicional nesses sais diferentes. Mas seu argumento de comparar azeite e sais é igual comparar variações de pedras com variações de macacos. Azeite é uma mistura complexa de vitaminas, sais minerais, gorduras, ácidos, em proporções diferentes, que envelhece, sofre oxidação e é degradado por microrganismos. O clima, o solo, o armazenamento, tudo influencia na qualidade do azeite. Sal não tem nada disso, nem microrganismos conseguem degradar (é raro um que sobreviva em meio salino)... não tem diferença nem no sal produzido em laboratório, como na mistura entre ácido clorídrico (HCl - ácido forte) e hidróxido de sódio (NaOH, conhecido como soda cáustica), vai produzir o mesmo NaCl que tem no mar, do mesmo jeitinho, mesmas propriedades físicas, químicas e nutricionais, sem zoeira, se misturar os dois de modo que se neutralizem completamente, da até para beber a solução depois (e morrer desidratado, porque vira "água do mar"). Mas não tente isso em casa.
ResponderExcluirOlá, como vai? Meu nome é Rodrigo Sá, sou dono do e-commerce de suplementos www.bomsuplemento.com.br.
ResponderExcluirEstava olhando seu blog e achei super interessante, pelas fotos, bom conteúdo, as dicas que você passa, etc. Parabéns, muito legal mesmo!
Atualmente estou fazendo uma ação com kit de produtos da @poweroficial (Power Supplements), contendo os produtos termogênico/ emagrecedor Sineflex, diurético T_Sek, controlador da flora Florazen e o pré-treino Power Jack Nox Pump. Caso queira recebe-los me envie seu nome e endereço COMPLETOS (com CEP) e CPF (NÃO ESQUECER do CPF) para emissão da nota fiscal.
MUITO IMPORTANTE:
Os produtos são todalmente sem custo!!!
Iria te pedir, se possível, que fizesse UM POST para cada produto (NÃO QUERO UM post com o kit todo, mas sim 1 (UM) para cada produto enviado), e que em cada post houvesse um link para a loja, www.bomsuplemento.com.br e para os perfis no instagram @bomsuplemento e @poweroficial (os produtos vão depender da disponibilidade da loja). Não tenho como enviar código de rastreamento, pois irão por transportadora.
Se tem interesse, aceitando os termos, me envie seus dados. Seu kit será enviado em até 20 dias.
Abraços!
Rodrigo Sá
e-mail: contato@bomsuplemento.com.br
Nossa... interessante, me levantou as sobrancelhas aqui.
ResponderExcluirNão imaginava nada relevante a esse assunto, pra mim era todos "iguais" mas com poucas diferenças até pq usamos muito pouco sal.
Na minha dieta low carb mesmo (peguei nesse site aqui) nem fala pra por sal nos preparos e se for por, dar preferencia para o comum de cozinha e iodado.